A biografia do maestro brusquense
Foi lançado na tarde desta sexta-feira (17), nas dependências do Sesc, o livro que conta a biografia do maestro brusquense Edino Krieger. Os dois volumes foram escritos pela musicóloga Ermelinda Paz e leva o título de Edino Krieger: compositor, produtor e critico musical.
Ermelinda teve o primeiro encontro com o maestro no Rio de Janeiro, em uma clinica médica, onde, após vê-lo por duas vezes, sentiu que era um sinal para escrever sobre ele. A musicóloga disse ainda que, entre três nomes, decidiu produzir uma obra sobre Edinopor conta do riquíssimo material e pela própria pessoa do maestro.
A autora ressalta que há 12 anos já sonhava com esta obra e, após pesquisas, entrevistas com familiares e anos de espera, o sonho se tornou realidade. Aos 84 anos, o músico é considerado um dos grandes nomes da música erudita.
Nascido em Brusque, em 1928, Edino Krieger consolidou sua carreira musical no Rio de Janeiro, com passagens pelos EUA e Inglaterra. A obra lançada ontem tem três grandes segmentos, cada um dedicado a uma faceta do artista. A autora e professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro destaca que hoje os alunos discutem em cada sala de aula as obras e críticas de Edino. Isso porque tudo que ele produziu e publicou merece ser contado.
O livro será distribuído em todas as bibliotecas do Sesc e centros de estudo de música. Edino fez questão de agradecer o incentivo do Sesc.